Vazio sanitário da soja acaba neste sábado

vazio-sanitario-soja-gabriel-jabur-640x427
Produtores respeitaram período de suspensão do cultivo do grão – Gabriel Jabur/Ag.Brasília

Termina neste sábado (30) o vazio sanitário da soja – período de suspensão do cultivo da oleaginosa. Desde 1º de julho, os produtores rurais do Distrito Federal estavam impedidos de manter pés da planta viva, como forma de bloquear o ciclo de vida do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática.

Durante o vazio sanitário, não houve notificação de produtores por descumprimento da Lei Distrital nº 4.885, de 11 de julho de 2012. As 200 propriedades produtoras do grão foram fiscalizadas pelas equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Nas atividades de campo, foi constatada a adesão dos agricultores à medida.

“Não tivemos notificação nem aplicação de multa. E as denúncias de descumprimento que recebemos não se confirmaram”, diz a gerente de Sanidade Vegetal da secretaria, Marília Angarten.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: