Comissão de Agricultura debate concentração de mercado na área de fertilizantes

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza nesta terça-feira (17) audiência pública para discutir decisão do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) que autoriza, sem restrições, a operação de aquisição das participações do Grupo Vale junto à Vale Fertilizantes S/A pela empresa Mosaic Fertilizantes do Brasil.
O autor do requerimento, deputado Mário Heringer (PDT-MG), argumenta que a compra da Vale Fertilizantes pela Mosaic, ocorrida em dezembro de 2016, consolida a concentração oligopolista do setor nas mãos de empresas multinacionais, amplificando o risco de condutas anticoncorrenciais, tais como a formação de carteis.
Heringer lembra que o mercado de fertilizantes é dominado por duas grandes multinacionais: a estadunidense Mosaic e a norueguesa Yara.
Foram convidados para a audiência A coordenadora-geral de Análise e Antitruste do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade), Patrícia Samensato Cabral; e o consultor da área de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré.
Agência Câmara Notícias