Comissão de Agricultura debate concentração de mercado na área de fertilizantes

a ferlilizantes nitrogenados
Foto: Arquivo/EBC

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza nesta terça-feira (17) audiência pública para discutir decisão do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) que autoriza, sem restrições, a operação de aquisição das participações do Grupo Vale junto à Vale Fertilizantes S/A pela empresa Mosaic Fertilizantes do Brasil.

O autor do requerimento, deputado Mário Heringer (PDT-MG), argumenta que a compra da Vale Fertilizantes pela Mosaic, ocorrida em dezembro de 2016, consolida a concentração oligopolista do setor nas mãos de empresas multinacionais, amplificando o risco de condutas anticoncorrenciais, tais como a formação de carteis.

Heringer lembra que o mercado de fertilizantes é dominado por duas grandes multinacionais: a estadunidense Mosaic e a norueguesa Yara.

Foram convidados para a audiência A coordenadora-geral de Análise e Antitruste do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade), Patrícia Samensato Cabral; e  o consultor da área de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré.

Agência Câmara Notícias

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: