Emater-DF terá espaço de capacitação em cultivo semi-hidropônico      

a_estufa_hidroponia emater df
Espaço já é usado para capacitar participantes de projeto social – Divulgação/Emater-DF

Um espaço de 130m² atrás da garagem do edifício-sede da Emater-DF, na Asa Norte, em Brasília, está prestes a se transformar em uma unidade demonstrativa de produção de hortaliças em sistema de semi-hidroponia.

Sob orientação do extensionista rural Hélio Lopes, alunos da Fábrica Social estão montando estufas e toda a estrutura para o plantio. Tomate, pimentão e hortaliças folhosas em geral serão plantados no local. Após o treinamento, a área será usada para capacitações voltadas para técnicos e agricultores.

O curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis está na segunda fase e é oferecido pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

São cerca de 50 participantes que estão tendo aulas sobre educação ambiental, segurança alimentar, associativismo e cooperativismo, além de técnicas de hidroponia — um modelo que utiliza água com nutrientes para irrigação e cultivo das plantas.

Segundo o técnico agrícola Zilçon Vinhal, do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, a estrutura vai contar com uma caixa d’água de 150 mil litros para armazenar água da chuva e sistema de irrigação tipo “espagueti” — mangueiras com microgotejadores. “Assim, vamos explorar um canteiro com bastante economia de água”, observa.

Fábrica Social

A Fábrica Social é uma escola de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Existem vários cursos, todos abertos a qualquer pessoas da comunidade — desde que esteja inscrita no Cadastro Único da Sedestmidh.

A ideia é fazer com que, após o treinamento, os alunos se organizem em cooperativas para ingressar no mercado de trabalho. Esta é a segunda turma da capacitação sobre Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis, fruto da parceria entre a Emater-DF e a Sedestmidh.

Da redação, com informações da Emater-DF

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: