Deputados defendem estímulo ao turismo em áreas de produção de uvas e vinhos

O enoturismo entrou definitivamente para a agenda da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados no Congresso. O colegiado criou uma coordenação para tratar de projetos de lei voltados a essa atividade turística, que se baseia na viagem para apreciação do sabor e aroma dos vinhos e espumantes e das tradições e cultura das regiões produtoras.
“Criamos uma coordenação de enoturismo para que possamos trabalhar em propostas que busquem incentivar o turismo nas regiões produtoras de uvas, vinhos, espumantes e derivados”, disse o presidente da frente, deputado Afonso Hamm (PP-RS). O deputado Herculano Passos (PSD-SP) foi escolhido como coordenador da área de enoturismo.
A indicação ocorreu durante reunião da frente parlamentar, em Brasília, com a participação do diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Carlos Paviani, e da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).
No encontro, a frente parlamentar definiu as suas prioridades. Entre elas, além do incentivo ao enoturismo, estão a promoção dos vinhos e espumantes nacionais no exterior, a redução de tributos e a inclusão dos vinhos nos free shops dos aeroportos do país.
Os participantes da reunião adiantaram ainda que vão se reunir com a Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), neste mês de novembro, para tratar de projetos de divulgação do vinho brasileiro junto às embaixadas.
A Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados no Congresso também indicou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) para ficar à frente do processo que busca autorização para comercializar vinhos nacionais em free shops.