Deputado cobra regularização de parceria entre índios e agricultores

a _ indio produção
Cessão de terras para agricultores não é unanimidade entre indígenas –  Foto: EBC

Se não enviar até o fim deste mês uma medida provisória para regulamentar as parcerias agrícolas entre índios e produtores, o governo deverá enfrentar forte reação da bancada ruralista. Já há, inclusive, uma articulação para convocar o ministro da Justiça, Torquato Jardim, para falar sobre o assunto na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

“Precisamos que seja tomada uma medida de imediato, porque o pessoal tem que plantar e há um período certo para isso”, diz o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). O parlamentar cobra uma decisão urgente do ministro da Justiça, a quem a Fundação Nacional do Índio (Funai) está subordinada, e antecipa poderá apresentar requerimento para convocá-lo a depor na comissão.

a _ colatto.jpg
Valdir Colatto quer solução imediata para parcerias agrícolas – Câmara dos Deputados

Por meio das parcerias agrícolas, os índios entram com a terra e os produtores com máquinas, implementos, insumos e financiamento para o desenvolvimento das lavouras.

As parcerias agrícolas são consideras um tema polêmico tanto na Câmara dos Deputados quanto entre os índios.  O debate sobre o assunto será aprofundado durante o 1º Encontro Nacional da Agricultura Indígena, dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: