Emater-DF aposta na agricultura de baixa emissão de carbono

a _ abc 0
DF apoiará sistema de integração lavoura-pecuária-floresta – Fabiano Bastos/Embrapa

O Distrito Federal ganhará, em breve, quatro unidades de referência em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uma das seis tecnologias recomendadas pelo Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). Elas serão mantidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal do DF (Emater-DF) e servirão para estudos, demonstração e capacitação de técnicos e produtores rurais.

A Emater-DF já está adquirindo os insumos necessários, como sementes, adubos, cercas e mudas, para criar as quatro unidades de referência em ILPF, que ocuparão um total de 42 hectares nas      regiões de Planaltina, Paranoá e na Fazenda Águas Lindas da Universidade de Brasília (UnB), no Gama.

A iniciativa faz parte do ABC – DF, instituído por meio de convênio assinado entre o governo do Distrito Federal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2012.

O plano local integra a Política Nacional de Mudanças Climáticas e prevê capacitações para técnicos e produtores e implantação de unidades de referência para transferência de tecnologias.

“Este é um momento em que estamos nos deparando com os efeitos das mudanças climáticas e o ABC é uma das alternativas para nos adaptarmos a esta nova realidade e incentivarmos uma agricultura mais sustentável”, diz o coordenador de gestão ambiental da Emater-DF, Sumar Ganem.

Compromissos internacionais

Além da ILPF, o ABC trabalha com outras cinco tecnologias para redução de emissão de carbono:  pastagens degradadas; Sistema Plantio Direto (SPD); florestas plantadas; Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); e tratamento de dejetos animais.

O ABC é contemplado com crédito rural do Plano Agrícola e Pecuário, com juros de 7,5% ao ano. Para saber mais sobre o Plano ABC e as linhas de crédito disponíveis, basta procurar a unidade da Emater-DF mais próxima da sua propriedade rural. Veja aqui a lista com endereços e telefones dos escritórios.

O plano, coordenado nacionalmente pelo Mapa, faz parte dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.

Da redação, com informações da Emater-DF

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta