CNA reforça necessidade do registro de queijos artesanais

a _ queijos artesanais cna

A necessidade de inclusão do registro de queijos artesanais no Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade Específica para Leite Ovino foi reforçada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da CNA, Rafael Linhares, é urgente a necessidade de regulamentar a produção de queijos. Hoje, observa, há muitos produtores dispostos a utilizar boas práticas para fabricação de queijos de qualidade, mas eles estão na informalidade porque a regulamentação ainda não foi aprovada. O principal entrave é a definição do conceito de “artesanal”.

“A CNA acompanha e reforça o pedido ao Mapa para que a publicação desse regulamento seja efetivada. Precisamos colocar o produtor brasileiro, especialmente o de queijo artesanal, na formalidade para aumentar competitividade, além de ter maior atrativo de investimentos e mais expectativa de ganho na atividade.”

“Temos que trazer essa produção para dentro da formalidade por meio de legislações específicas”, diz o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Mapa, Paulo Schwab. “Existe certa morosidade, mas acredito que logo conseguiremos colocar no mercado interno e externo um produto de excepcional qualidade, com total segurança para os consumidores”.

A solicitação foi apresentada durante a 52ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, realizada na quarta-feira passada (1º), na sede do Mapa, em Brasília.

Durante a reunião também foram debatidos temas como o Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos (PNESCO) e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Da redação, com informações da CNA

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: