Encontro debate importância da cafeicultura em Rondônia

a _ cafe ro 0 9
Rondônia tem alta produtividade nas lavouras de cafe – Gov.RO

A importância da produção de café em Rondônia e no país é tema da mesa redonda nesta sexta-feira (10), a partir das 9h, no município de Alta Floresta d’Oeste. O evento no estado – um dos principais polos da cafeicultura brasileira – é promovido pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, por meio de requerimentos apresentados pelo deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) e do senador Ivo Cassol (PP-RO).

O ministro Blairo Maggi (Agricultura) participará da mesa redonda, que também tratará de outros temas, como a crise na cadeia do leite e as exportações de produtos agrícolas.

Durante o evento, o deputado Luiz Cláudio distribuirá 700 mil mudas de café clonal aos produtores dos municípios da Zona da Mata de Rondônia. As mudas foram adquiridas com recurso oriundo de emenda apresentada pelo deputado federal.

“Temos que incentivar cada vez mais o plantio de café no nosso estado, porque está é uma atividade fundamental para geração de emprego e renda na área rural”, destaca Luiz Cláudio, que é membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, o senador Ivo Cassol também considera essencial apoiar o fortalecimento da cafeicultura em Rondônia. Segundo ele, o estado tem potencial para crescer ainda mais neste setor.

a _ lc _ ic
Deputado Luiz Claudio (D) e senador Ivo Cassol promovem reunião – Montagem/Divulgação

Café clonal

A maior parte da produção de café em Rondônia está concentrada nos municípios de Ministro Andreazza, Cacoal, Alto Alegre do Parecis, Alta Floresta d’Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, São Miguel do Guaporé e Machadinho d’Oeste. O predominante no estado é o plantio de café da variedade conilon.

Nos últimos anos, as maiores áreas de cultivo de café do estado passam por um processo gradativo e permanente de substituição das lavouras, com o uso de clones de elevado potencial produtivo. É o chamado café clonal, que tem obtido bons resultados em Rondônia.

A produtividade do café clonal no estado é surpreendente, destaca o deputado Luiz Cláudio. Algumas propriedades, acrescenta, chegam a colher entre 80 e 190 sacas de café clonal por hectare.

De acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2017 de café em Rondônia é estimava em 1,94 milhão de sacas, com crescimento de 19,1% em relação ao ano passado, devido à renovação do parque cafeeiro com a implantação de mudas clonais.

Serviço

Data: 10/11/2017
Horário: 9h
Local: Barracão Igreja Nossa Senhora da Penha (Av. Rio Grande do Sul, 4506, bairro Centro)

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: