CNA defende formato para embalagens de produtos hortícolas

Conferência Green Rio – Rio Orgânico 2014
Foto: Agência Brasil/EBC

A adoção de um formato para as embalagens destinadas ao condicionamento de produtos hortícolas é defendida pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segundo a entidade, a medida trará mais segurança e conservação aos alimentos in natura comercializados nos mercados interno e externo.

Em reunião da Câmara Setorial de Hortaliças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta semana, a CNA defendeu o Projeto de Lei 3.788/2012, que regulamenta o formato das embalagens de produtos hortícolas.

“Com a medida, as embalagens serão padronizadas e atenderão a pré-requisitos, como tamanho e resistência”, diz o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças da CNA, Luciano Vilela.

O assessor técnico da comissão, Eduardo Brandão, explicou que se as embalagens forem retornáveis, elas deverão ser resistentes ao manuseio e às operações de higienização, bem como a contaminação por bactérias.

A proposta é de autoria da deputada Iracema Portella (PP-PI) e está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta de padronização geral de produtos hortícolas também foi discutida na reunião. De acordo com Brandão, a medida trata do estabelecimento de um padrão de qualidade dos alimentos comercializados. “A ideia é ter regras para que os produtores se organizem e saibam o que o mercado consumidor quer”.

Da redação, com informações da CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: