Concedido registro para inseticida usado no combate de praga em lavouras

a - Helicoverpa Armígera embrapa
Foto: Embrapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) concedeu registro definitivo para o Proclaim 50, a base do princípio ativo benzoato de emamectina. O inseticida é usado no combate à praga Helicoverpa Armígera, que ataca lavouras de soja, algodão e feijão, entre outras. A cadeia do agro estima que a praga tenha causado prejuízos de mais de R$ 11 bilhões desde 2011, quando começou a destruir áreas de cultivo no Brasil.

“O produto foi avaliado pelo ministério quanto à eficiência agronômica e está apto a entrar no mercado”, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel. “Ele também foi avaliado e aprovado pelos órgãos de meio ambiente [Ibama] e de saúde humana [Anvisa]. É seguro e atende a todos os parâmetros de registro.”

Para o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o registro definitivo do princípio ativo é um marco histórico, porque exigiu um esforço conjunto de vários setores.

a - maggi registro inseticida
Foto: Noaldo Santos

A partir deste momento, acrescentou Maggi, a empresa responsável pela substância assume a responsabilidade de manter um regime de produção e de estoque para atender todo o mercado brasileiro.

O registro do Proclaim 50 foi concedido por meio do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (Dfia) e anunciado nessa quarta-feira (29).

Em 2013, o governo autorizou o uso de emergência do produto nas plantações para combate da praga, o que vinha ocorrendo até agora.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: