Merenda escolar: prefeituras precisam ampliar compras da agricultura familiar

As prefeituras precisam cumprir o percentual de 30% de compras de alimentos oriundos da agricultura familiar, por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para incluir na merenda das escolas, reforça o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac.
“Sabemos que algumas prefeituras ultrapassam isso e chegam até quase 100% de compras provenientes da agricultura familiar, mas outras não alcançam esse percentual”, acrescenta.
O assunto foi tratado pelo titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) durante reunião, esta semana, com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Felipe Sigollo.
Coriteac propôs medidas para aperfeiçoar o programa. Segundo ele, o MEC, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Sead querem que as prefeituras cumpram a obrigatoriedade mínima de 30%.
O secretário de Agricultura Familiar também está preocupado com o déficit na educação nas áreas indígenas e quilombolas. “Vamos fazer uma reunião no MEC, com representantes da juventude rural, para ver como fortalecer a educação no campo.”
Da redação, com informações da Sead