Merenda escolar: prefeituras precisam ampliar compras da agricultura familiar

a _ merenda escolar 1
Foto: Agência Brasil/EBC

As prefeituras precisam cumprir o percentual de 30% de compras de alimentos oriundos da agricultura familiar, por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para incluir na merenda das escolas, reforça o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac.

“Sabemos que algumas prefeituras ultrapassam isso e chegam até quase 100% de compras provenientes da agricultura familiar, mas outras não alcançam esse percentual”, acrescenta.

O assunto foi tratado pelo titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) durante reunião, esta semana, com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Felipe Sigollo.

Coriteac propôs medidas para aperfeiçoar o programa. Segundo ele, o MEC, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Sead querem que as prefeituras cumpram a obrigatoriedade mínima de 30%.

O secretário de Agricultura Familiar também está preocupado com o déficit na educação nas áreas indígenas e quilombolas. “Vamos fazer uma reunião no MEC, com representantes da juventude rural, para ver como fortalecer a educação no campo.”

Da redação, com informações da Sead

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: