Senado: comissão limita plantio de cana na Amazônica Legal

a - cana de acucar 13
Foto: EBC

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou uma emenda de plenário ao projeto que trata do plantio de cana-de-açúcar nas áreas degradadas da Amazônia Lega. O texto descreve que as áreas onde o plantio será permitido são as que estavam desmatadas até o dia 31 de janeiro de 2010.

O objetivo da emenda é evitar mais desmatamento na Amazônica Legal para o avanço da cultura de cana-de açúcar.

Para considerar a área como adequada ao plantio da cana, a proposta vai considerar a declaração do órgão estadual competente, como as secretarias de Agricultura ou de Meio Ambiente. Pelo texto original, o plantio ocorreria “preferencialmente” nas áreas degradadas.

A emenda de plenário do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) altera o PLS 626/2011 para que o plantio possa ocorrer “somente” nessas áreas. Ou seja, o plantio ficará restrito somente às áreas degradadas ou de pastagem de baixa produtividade.

Relator da matéria na comissão, o senador Roberto Muniz (PP-BA) lembrou que o texto passou por diversas comissões do Senado – Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e Defesa do Consumidor (CTFC) – e, ao receber emenda em plenário, por requerimento do senador Cristovam, ela também passou pelas mesmas comissões.

Com a aprovação da CMA, o projeto volta para o plenário do Senado.

Da redação, com informações da Rádio Senado

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: