MT: Famato pede mais prazo para retificação do CAR

a - mt
Foto: Clenio Araujo/Embrapa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) pediu à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a prorrogação do prazo de retificação das informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no novo sistema estadual, o SIMCAR. O prazo vence dia 31 de dezembro de 2017.

O diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, informou que, mesmo com a publicidade do governo estadual, ainda há muitos produtores que não sabem da obrigação de retificar os dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) migrados para o sistema estadual.

Segundo o diretor, a Famato tem recebido informações de vários responsáveis técnicos sobre a oscilação no sistema, o que dificulta e impossibilita totalmente a retificação.

Fidelis assinala ainda que é preciso levar em consideração as dificuldades do interior do estado, tanto no acesso às informações quanto no uso do sistema e até mesmo de acesso à internet.

A implantação, em novembro, do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o qual o produtor deve fazer a adesão durante a inscrição ou retificação do CAR no SIMCAR, também provocou problema devido às adequações no sistema, deixando-o alguns dias fora do ar.

A Famato acredita que o prazo até 31 de dezembro é insuficiente para atender as exigências do novo sistema, sob pena de o produtor rural ser prejudicado por mais uma alteração nos procedimentos e no sistema.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: