GO, MS e MG já recebem alertas por SMS sobre desastres naturais

a aviso sms 18
Foto: Ministério da Integração

Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais também já estão recebendo avisos por SMS sobre desastres naturais. Os três estados foram incluídos na quarta fase de implantação do serviço, que já está em pleno funcionamento no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A expectativa do governo é que até março deste ano todos os estados e do Distrito Federal estejam contemplados com o serviço.

A mensagem de cadastro começou a ser enviada no início desta semana para todos os telefones celulares ativos de GO, MS e MG: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário já está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, sempre que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais.  O trabalho é feito em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios,

Serviço inédito

O Serviço de Alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. É gratuito e objetiva orientar a população sobre procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Trata-se de um serviço inédito no Brasil. “Temos buscado tecnologias que permitam à população estar informada de forma preventiva”, diz o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. “Com a informação e tecnologia, podemos poupar vidas e diminuir todos os impactos dos desastres naturais que acontecem pelo Brasil”.

Desde a implantação do serviço, em fevereiro de 2017, já foram enviadas 19.387 alertas. “A população recebe a mensagem informando o que irá acontecer e quais ações deve tomar para evitar que as pessoas sejam atingidas por esses desastres”, informa Élcio Barbosa, diretor do Cenad.

De acordo com Barbosa, é importante que a população acompanhe e participe das ações Defesa Civil da sua cidade para conhecer quais medidas devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.

Da redação, com informações do Ministério da Integração

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: