Mapa divulga nota sobre revisão da taxa importação de etanol

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nota em seu site sobre a possível revisão da taxa de importação do etanol. O ministro Blairo Maggi garante que decisão alguma será tomada antes de o assunto ser discutido com o setor produtivo e submetido à apreciação da Camex.
O Mapa emitiu a nota depois de Maggi ter dito, nessa quarta-feira (17), que a taxa de 20% sobre as importações de etanol pode ser derrubada. O ministro afirmou que o Mapa pode solicitar à Camex o fim da taxação sobre o etanol importado que exceder a cota de 600 milhões de litros.
A declaração fez o açúcar despencar na bolsa de Nova York. Os contratos com vencimento em maio tiveram queda de 55 pontos, o maior recuo desde setembro do ano passado, e fecharam a 13,77 centavos de dólar a libra-peso.
Abaixo, a nota do Mapa:
“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclarece que o ministro Blairo Maggi só admite hipótese de rever a taxa de 20% sobre o etanol importado se estudos, já encomendados por esse ministério, demostrarem tecnicamente que a medida não mais se justifica.
Nenhuma decisão será tomada sem antes ser debatida exaustivamente com todo o setor e só depois encaminhada para deliberação junto à Camex, respeitando todos os tramites legais.
Desde que assumiu a gestão do Ministério da Agricultura, o ministro Blairo Maggi tem demonstrado por suas ações ser um defensor intransigente do produtor. A taxação de 20% sobre o etanol importado dos Estados Unidos foi um exemplo de medida para atender o setor em um momento crítico para os produtores brasileiros.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”