Começam testes para avaliar sistema de rastreabilidade agropecuária

protocolo_cna_plataforma_de_qualidade 1

O sistema de rastreabilidade de produtos agropecuários – desenvolvido em parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa Gado de Corte – passa por avaliação.  Os testes de campo começaram nesse sábado (27) com a assinatura de acordo de cooperação entre a CNA e a Escola Superior do Agronegócio Internacional (ESAI).

O objetivo do sistema é atender diferentes requisitos para exportação de produtos brasileiros. Com a parceria, os testes de campo começam com a utilização do rebanho bovino da fazenda Sanga Puitã, sede da ESAI, na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a 72 quilômetros de Brasília.

A iniciativa é a etapa final de desenvolvimento do software que reunirá todas as informações necessárias para que os produtores cumpram as exigências no mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro. A plataforma de Qualidade CNA começou a ser desenvolvida há dois pela CNA e Embrapa Gado de Corte.

Desta forma, o setor privado passará a oferecer aos parceiros comerciais um sistema de rastreabilidade completamente automatizado. A CNA já realiza a gestão da informação dos protocolos de rastreabilidade de raças bovinas, agregando valor aos produtos gerados pela certificação de qualidade realizada pelas associações de raça.

 Plano de trabalho

A CNA e a ESAI estabeleceram um plano de trabalho conjunto para a execução dos testes, que devem ser concluídos em abril deste ano. Até lá, serão feitos os ajustes para aprimorar a versão final do sistema. O objetivo é atender os protocolos de acordo com a demanda dos países importadores de produtos como a carne bovina.

Além de representantes das CNA e da ESAI, auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanham o início dos testes.

O acordo foi assinado pelo secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, e o presidente da ESAI, Wilfrido Augusto Marques.

Da redação, com informações da CNA

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: