Anater trabalha para formar 5,3 mil extensionistas neste ano

anater reuniao 8
Foto: Divulgação/Anater

Fortalecer a agricultura familiar, o desenvolvimento rural sustentável e agroecológico e compartilhar conhecimento e tecnologia. Com esse objetivo, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) pretende formar, neste ano, 5,3 mil extensionistas – 5 mil agentes e 300 gestores – em todo o país.

Segundo o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, a formação de novos extensionistas permitirá ampliar a abrangência do serviço e melhorar a qualidade da assistência técnica prestada aos produtores rurais. “A proposta é desenvolver processos de formação para a qualificação dos serviços de Ater.”

O programa de formação da Anater propõe a reestruturação das entidades governamentais de Ater; a formação continuada de gestores e agentes de Ater; a integração entre ensino e pesquisa e Ater e agricultores; a Ater como efetivadora de políticas públicas; a Ater para a sustentabilidade; e a universalização da Ater, entre outras diretrizes.

O coordenador-geral de Formação da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Gereissat Rodrigues de Almeida, destaca que o programa de formação é balizado nas diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater), que trabalha com conceitos de uma pedagogia dialógica e participativa.

A definição das linhas e o alinhamento das estratégias do programa de formação estão sendo debatidas mensalmente pela Anater com a Coordenação de Formação da Sead.

A reunião desta semana contou, além da Sead, com a participação de representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Pernambuco, Unicamp e da Rede Articulação Semiárido Brasileiro (Rede ASA).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: