Lançado guia sobre patrimônio genético

arte mma
Divulgação?MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou uma publicação voltada para povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares que trata do novo marco legal do patrimônio genético, do conhecimento tradicional associado e da repartição de benefícios.

O documento inclui o texto da Lei nº 13.123/2015, que dispões sobre o tema e regulamenta partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, e o Decreto nº 8.772/2016, que regulamenta a lei.

Segundo a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Juliana Simões, a intenção do guia é informar, numa linguagem clara e simples, a toda a sociedade e em especial aos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares os direitos e as obrigações para acessar o patrimônio genético.

“Conhecer a Lei nº 13.123/2015, os seus direitos e suas obrigações, é fundamental para proteção dos conhecimentos tradicionais. A lei também estabelece uma forma justa de se repartir os benefícios, ao acessar patrimônio genético que provenha do conhecimento tradicional”, explicou Juliana Simões.

O texto da publicação foi elaborado por um grupo de trabalho, criado no âmbito da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), em 2015, com o objetivo de elaborar um material de fácil acesso e compreensão para os segmentos tradicionais diretamente afetados pelo novo marco legal.

O material deve ser levado às comunidades, “principalmente até aquelas que já estejam vivenciando processos de acesso ao seu conhecimento tradicional associado”, declarou a analista ambiental Mariana Roberta da Silva, do Departamento de Extrativismo do MMA.

Acesse o guia Patrimônio Genético, Conhecimento Tradicional Associado e Repartição de Benefícios

Da redação, com informações do MMA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: