Agro impulsiona desenvolvimento regional, diz Maggi no Tocantins

maggi colheita graos TO
Foto: Divulgação/Mapa

Ao participar nesta quinta-feira (15) da abertura da Colheita de Grãos do Estado do Tocantins – Safra 2017/18, no município de Caseara, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ressaltou a importância do agro no desenvolvimento regional. Antecipou ainda que o governo deverá apresentar, no próximo mês, o projeto de infraestrutura para melhor escoamento da safra agrícola do país. A proposta está sendo elaborada a partir de estudo da Embrapa Monitoramento e terá contribuições do setor agropecuário.

A produção na Fazenda Bacaba, local da colheita inaugural no TO, foi destacada pelo ministro: “Uma fazenda como esta tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos nas cidades em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins. Um estado que tem arrecadação melhor pode fazer frente, por exemplo, aos seus programas sociais e a outros compromissos”.

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica uma colheita no Tocantins de mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção do estado, seguida do milho (19,6%) e do arroz (14,4%).

Em 2017, Tocantins exportou aproximadamente 2,3 milhões de t e movimentou cerca de US$ 809 milhões. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações do estado.

A solenidade em Caseara foi promovida pela Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) Tocantins, em parceria com o governo estadual e com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do estado. O governador Marcelo Miranda participou do evento.

Da redação, com informações do Ministério da Agricultura

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: