Notícias do dia

DF: Patrulha mecanizada apoiará produtores rurais do Gama

patrulha mecanizada gama 2
Fotos: Tony Winston/Agência Brasília

A partir de agora, os pequenos agricultores da localidade de Ponte Alta do Gama, no Distrito Federal, passam a contar com uma patrulha mecanizada para apoiar a produção agrícola. Neste sábado (17), o governo do DF assinou termo de cessão de uso do conjunto de equipamentos – formado por oito componentes e avaliado em R$ 160.747 – para que os produtores possam utilizá-lo em suas atividades.   

O termo de cessão de uso da patrulha mecanizada foi assinado pelos titulares da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Administração Regional do Gama. O governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade. “Fico muito feliz de estar equipando a administração com tratores e implementos agrícolas que apoiarão os produtores do Gama, principalmente os pequenos”, disse Rollemberg.

“Sabemos da importância da área rural para manter a qualidade de vida da área urbana. A cidade não pode viver sem o campo. Porque é do campo que vêm os alimentos”, acrescentou o governador.

Fornecida pela Secretaria da Agricultura, a patrulha mecanizada é composta de trator agrícola, arado reversível, grade aradora, distribuidor de calcário e fertilizante, rotocanteirador, plantadeira adubadeira tipo hidráulica, carreta agrícola e subsolador.

Segundo o secretário da Agricultura, Argileu Martins, essa é uma forma de dar dinamismo ao equipamento da pasta e ajudar a aumentar a produção local. “Cedendo a patrulha para a administração, estamos contribuindo para o aumento da área plantada e da produção dos mais de 600 hectares de milho e dos mais de 300 hectares de feijão da região. O Gama ainda produz mais de 10% do leite do DF”, afirmou o secretário.

Cronograma de uso será definido em conjunto

O cronograma de uso da patrulha de mecanizada agrícola será definido em conjunto entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a administração do Gama e o conselho rural da região. O contrato terá vigência até janeiro de 2020.

“Esse maquinário vai servir para os pequenos produtores daqui que não têm condições financeiras”, disse o presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Ponte Alta do Gama, Antônio Francisco Costa.

patrulha mecanizada rollemberg

Da redação, com Agência Brasília

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading