Projeto suspende funcionamento de supermercados aos domingos

supermercado 23
Foto: EBC

Proposta em tramitação na Câmara Federal acaba com a abertura de supermercados e hipermercados aos domingos e feriados. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 738/17 foi apresentado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

O PDC suspende o decreto (9.127/17) que inclui supermercados e hipermercados entre os estabelecimentos autorizados a funcionar permanentemente aos domingos e feriados.

Na justificativa do PDC, Daniel Almeida diz que a abertura do comércio aos domingos e feriados, ao contrário do que pretendiam os comerciantes, não aumentou o movimento. “Apenas transferiu a preferência do consumidor por esses dias, deixando de fazer suas compras nos demais dias da semana.”

De acordo com o parlamentar, o comerciário passou a trabalhar todos os dias da semana, sem recebimento de hora extra e escravizado com o acúmulo de crédito em banco de horas. “Não houve aumento de vagas de emprego”, observa Almeida.

Ele argumenta ainda que o Poder Executivo excedeu seus poderes ao editar o decreto em agosto de 2017, sem observar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43) e a Lei 11.603/07, que trata do funcionamento do comércio aos domingos observada a legislação municipal e as convenções coletivas. A mudança, assinala, deveria ser feita por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Antes de ser votado pelo plenário, o projeto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique aqui para ler a íntegra do PDC-738/2017.

Da redação, com Agência Câmara Notícias

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta