Em encontro em Brasília, Fenata reafirma defesa do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas exclusivo

encontro fenata bsb

A defesa da criação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas exclusivo foi reafirmada, por unanimidade, durante o V Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, promovido pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), esta semana, em Brasília. Os mais de 60 participantes do evento também se manifestaram contra o projeto de lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas, em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) do Senado.

Durante o encontro, de segunda (19) a quarta-feira (21), foi aprovado manifesto em defesa do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas exclusivo, assinado por 31 representantes de 21 sindicatos e associações de técnicos agrícolas filiados à Fenata em todo o país.

Também foi empossado o Conselho Político da Fenata, formado por lideranças nacionais e estaduais da categoria. A posse do Conselho Político contou com a presença dos deputados federais Luiz Cláudio (RO) e Evair de Melo (ES), do senador Valdir Raupp (RO) e do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.

Nesses três dias, informou a Fenata, os técnicos agrícolas mantiveram encontros com senadores de vários estados para mostrar a posição da categoria e dizer que eram contra o projeto de lei em análise na CAR. Além disso, denunciaram a fraude na consulta pública do Senado, que levou à anulação de mais de 155 mil votos favoráveis à proposta. A fraude foi denunciada pela Fenata e comprovada pelo Senado, que constatou o uso de contas temporárias (e-mails falsos) na enquete.

fenata encontro bsb 22
Fotos: Divulgação/Fenata

Segundo a Fenata, o projeto não atende à reivindicação histórica dos técnicos agrícolas por um conselho federal exclusivo. A entidade ressalta ainda que a proposta cria um conselho inchado, com 2.700, e institui a cobrança de taxa de responsabilidade técnica, com multa por atraso.

Isso, acrescenta a Fenata, acabará recaindo, de forma indireta, sobre o produtor rural, elevando os custos da produção, o preço dos alimentos, a inflação e até ameaçando a geração de emprego e renda até as exportações.

O projeto que cria Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e dos Técnicos Industriais será votado na CAR nesta terça-feira (27), às 11h. O parecer do relator, senador Lasier Martins (RS), é pela aprovação da proposta.

Conselho Político

Além da preocupação com o projeto da conselho federal conjunto, a posse do Conselho Política da Fenata também apontou outra questão sobre a qual os conselheiros querem se debruçar: o fortalecimento do ensino nos cursos de técnicos agrícolas do país.

A intenção do Conselho Político é debater o tema e apresentar proposta para a melhoria desses cursos, a fim de torná-los ainda mais revelantes para o desenvolvimento do setor agrícola.

fenata conselho
Fotos: Divulgação/Fenata

Conheça o Conselho Político da Fenata:

*Luiz Cláudio, deputado federal por RO;

*Evair de Melo, deputado federal pelo ES;

*José Aparecido Fernandes, prefeito de Assis (SP);

*Pedro Silva Costa Filho, prefeito de Tomar do Geru (SE);

*Vilmar Cappellaro, prefeito de Lagoa Grande (PE),

*Charles Luiz Pinheiro Soares, prefeito de Vale do Paraíso (RO);

*Raimundo Nonato Freire Rodrigues, vice-prefeito de Epitaciolândia (AC);

*José Ribeiro da Silva, vice-prefeito de Presidente Médici (RO)

*Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de RO, representado pelo superintendente do Senar/RO, Émerson Lira da Cruz;

*Raimundo Gomes do Nascimento, diretor do Sintag/PA

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: