Sintag-PA busca apoio de senadores para fortalecer movimento nacional de técnicos agrícolas

SINTAG PA FECHA
Raimundo Nascimento, senador Flecha Ribeiro e João Conceição – Divulgação

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Pará (Sintag-PA) manifestou, esta semana, sua posição contra o projeto de lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas, em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) do Senado. O Sintag-PA defende um Conselho Federal de Técnicos Agrícolas exclusivo e reforçou seu apoio à Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), que também é contra a proposta. Além disso, o Sintag-PA também considera fundamental o fortalecimento da categoria em todo país.   

O Sintag-PA foi uma das 21 entidades filiadas à Fenata que participaram do V Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas, realizado de segunda (19) a quarta-feira (21), em Brasília. A entidade foi representada pelo vice-presidente João Conceição e pelo diretor secretario adjunto, Raimundo Gomes do Nascimento. No evento, Nascimento foi empossado como membro do Conselho Político da Fenata.

Além de reforçar a posição contra o conselho dos industriais em conjunto com os técnicos agrícolas, João Conceição participou da articulação da categoria, em Brasília, para mostrar aos senadores que o projeto de lei em tramitação na CAR cria uma estrutura inchada, com 2.700 conselheiros em todo o país, e institui a cobrança de taxa de responsabilidade técnica, com multa por atraso, que acabará recaindo, de forma indireta, sobre o produtor rural, aumentando o custo da produção agrícola.

Um dos encontros que João Conceição, Nascimento e o presidente da Fenata, Márcio Limberger, tiveram no Senado foi com o senador paraense Flecha Ribeiro, que se mostrou favorável à criação do Conselho Federal de Técnicos Agrícolas exclusivo e se colocou à disposição da categoria para apoiá-la no Senado.

João Conceição disse que o apoio de Flecha é importante para fortalecer ainda mais o movimento nacional dos técnicos agrícolas. No Pará, informou o vice-presidente do Sintag, há cerca de 15 mil técnicos agrícolas, dos quais aproximadamente 6 mil registrados. “Estamos trabalhando para registrar mais técnicos agrícolas no estado, objetivando ampliar o movimento da categoria.”

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: