Presidente executivo da Abiove fala sobre agricultura e mudança do clima em evento do Ipea

andre nassar 26 26
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, participa nesta segunda-feira (26) do seminário sobre responsabilidade do setor agropecuário frente à mudança climática, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.

A palestra de Nassar focalizará o gerenciamento da mudança do clima, a migração de cultivos e as alternativas de expansão agrícola.

No mesmo painel serão apresentados outros três temas: marcos regulatórios da produção sustentável, Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e emissões nacionais em uso da terra, mudança do uso da terra e floresta, e potencialidades da agricultura sustentável para a captura e redução de emissões.

“Conhecer para onde vai o crescimento da soja, principal matéria-prima da indústria de esmagamento da oleaginosa, é fundamental para nosso setor. Por isso, temos investido na promoção da produção sustentável de soja, não só como forma de garantir produto para nossa indústria, mas também para aumentar a resiliência do produtor às mudanças climáticas”, diz Nassar.

“A mudança do clima impõe desafios novos para a indústria de esmagamento de soja, uma vez que leva a quebras de safra e aumenta o risco na produção”, acrescenta. Segundo o presidente executivo da Abiove, a mudança climática “é um fator de crescente preocupação nas nossas empresas, sobre como ela pode afetar a produção e a originação de soja”.

O objetivo do Ipea é obter os pontos de vista da agropecuária sobre a compatibilização entre agricultura e proteção do meio ambiente. O Ipea levantará tendências dessa compatibilização e identificará gargalos para ampliar a adoção de inovações tecnológicas e práticas sustentáveis na produção agropecuária brasileira.

A apresentação de abertura do seminário (O que o país espera da agricultura em termos de clima) será feita por Paulo Chiarelli, chefe da Divisão da Mudança do Clima, do Ministério das Relações Exteriores.

A Abiove tem uma atuação importante na área de sustentabilidade. Há 11 anos, coordena o setor privado na Moratória da Soja no Bioma Amazônia, participa do Grupo Técnico do Cerrado, do Protocolo de Grãos do Pará, do Programa Soja Plus de gestão econômica, social e ambiental da sojicultura, implantado em cinco estados, do Programa Nacional de Resíduos Sólidos (logística reversa do óleo residual de cozinha e de embalagem) e do Programa Nacional de Produção de Biodiesel e do Renovabio.

Da redação, com Abiove

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: