Comissão debate na quarta, no Tocantins, endividamento agrícola

Reunião da Cexagric_Créditos_Eduardo_Azevedo
Foto: Eduardo Azevedo/Divulgação

O debate sobre o endividamento agrícola ganha força no Tocantins. Nesta quarta-feira (28), às 14h, parlamentares federais e estaduais se reúnem na Assembleia Legislativa do estado, em Palmas, para debater formas de buscar soluções para o problema que preocupa produtores rurais tocantinenses e de todo o país.

A reunião é promovida pela Comissão Externa sobre o Endividamento Agrícola da Câmara dos Deputados (Cexagric). O coordenador da comissão, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas/RS), o deputado Lázaro Botelho (Progressitas/TO) e o deputado Cesar Halum (PRB/TO) participarão do debate com os produtores.

Entre outros assuntos, serão discutidos o elevado custo do financiamento rural, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários do setor agrícola e a as condições de importações de alimentos.

Segundo o deputado Lázaro, a reunião em Palmas é fundamental para o levantamento de informações sobre a situação no estado. “Queremos ouvir os agricultores e os representantes do setor no Tocantins para termos dados que possam ser utilizados para identificar os fatores que fazem com que muitos produtores rurais estejam endividados. Isso auxiliará no planejamento de políticas de sustentação da renda agrícola.”

De acordo com Goergen, as reuniões regionais são necessárias para colher informações atualizadas sobre o volume da dívida agrícola nacional. Além do levantamento detalhado do tamanho do passivo rural, os integrantes da comissão querem uma redefinição da política de juros.

“Vamos propor um novo perfil para a dívida. Temos produtores com contratos de 14%, 8,75% de juros. Ninguém consegue pagar uma conta com o juro do tamanho irreal. A ideia é trazermos tudo para um único percentual, alongando isso. O que, por si só, já reduz o tamanho dessa dívida”, ressalta Goergen.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: