Frente parlamentar e Embratur divulgarão regiões dos vinhos

A divulgação sistemática dos principais roteiros brasileiros de produção de vinhos é defendida pela Frente Parlamentar de Defesa da Valorização e Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados como forma de impulsionar ainda mais o enoturismo. Para tanto, a frente quer o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), tendo em vista que as viagens para apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem a bebida contribuem para gerar renda e emprego no campo e nas cidades de cultivo da uva.
O assunto foi tratado esta semana, em Brasília, durante audiência entre o presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Valorização e Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados, deputado Afonso Hamm (PP-RS), o coordenador do Enoturismo, deputado Herculano Passos (PSD-SP), e o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz.
O presidente da Embratur colocou a estrutura do instituto à disposição para apoiar as iniciativas da Frente Parlamentar de Defesa da Valorização e Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados na divulgação dos roteiros turísticos do vinho. Reiterou ainda o interesse de investir no setor pelo seu potencial de crescimento.
Durante o encontro, também ficou acertada a realização de evento reunindo os representantes de embaixadas de outros países no Brasil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Na ocasião, haverá degustação de vinhos brasileiros premiados para promover o setor.
“Será uma oportunidade de divulgar mundialmente a qualidade dos produtos produzidos nas vinícolas do país”, enfatizou Afonso Hamm.
O deputado gaúcho reforçou a importância da participação da Embratur na Tecnoviti 2017, no dia 8 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS). No encontro, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Embratur assinarão termo de cooperação.