Notícias do dia

RS sediará feira internacional de vinhos em 2018

a - vinha chafariz bento gonvalves
Chafariz, com imitação de vinho, no centro de Bento Gonçalves –  Daniel Isaia/ABr

O Rio Grande do Sul sediará uma feira latino-americana de vinhos em 2018, provavelmente no mês de novembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo governo gaúcho. O evento ocorrerá no município de Bento Gonçalves.

O estado foi escolhido para receber a feira porque a qualidade dos seus vinhos e espumantes despertou o interesse de investidores estrangeiros.

A indicação do RS como sede do evento foi confirmada durante reunião entre o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani.

Ao agradecer a escolha, Sartori lembrou que a imigração e a história sempre uniram o RS e a Itália. “Temos uma relação de amizade e fraternidade. A feira será muito importante para destacar a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos que produzimos na Serra gaúcha.”

Segundo o secretário Fontana, a possibilidade da realização do evento no RS vinha sendo discutida desde 2016, quando o governador esteve na Itália em busca de parcerias e investimentos para o setor vitivinícola gaúcho.

a _ sartori vinhos
Sartori recebe o diretor da Veronafiere, Giovanni Mantovani – Karine Viana/Palácio Piratini

“Neste ano, uma comitiva visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse em realizar um grande evento para divulgar os vinhos brasileiros e, em especial, os gaúchos, no mercado mundial. Tenho certeza de que vai alavancar o setor”, disse Fontana.

Infraestrutura turística

Com mais de cem anos de experiência, a Veronafiere é uma das maiores empresas da Europa em organização de feiras. Anualmente, promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo.

Segundo o diretor-geral da Veronafiere, Giovanni Mantovani, três critérios foram decisivos para escolher Bento Gonçalves. “É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento. Além disso, o RS está no centro do Mercosul.” O município também sedia a Fenavinho, evento com 50 anos de tradição nacional e internacional na promoção do vinho brasileiro.

Hoje, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o RS produz 90% de todos os vinhos e espumantes do Brasil, sendo que a Serra é o grande polo do setor. Também participaram da reunião no Palácio Piratini o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o cônsul-geral da Itália no RS, Nicola Occhipinti, e representantes da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e do parque de eventos Fundaparque, de Bento Gonçalves.

Da redação, com informações do Gov. do RS

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading