Pesquisadores discutem agregação de valor aos produtos tropicais

alambique
Foto:  Foto: Saulo Coelho/Embrapa

A Embrapa apresenta, nesta sexta-feira (2), as diversas contribuições da pesquisa agropecuária para a agregação de valor a produtos oriundos da biodiversidade tropical brasileira. O Seminário ‘O Papel da Embrapa na Agregação de Valor nos Trópicos’ ocorre, a partir das 9h, no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju.

O evento terá as palestras do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza), Gustavo Adolfo Saavedra Pinto, e do pesquisador especializado em ciência e tecnologia de alimentos Ricardo Elesbão Alves, que desde 2017 vem atuando na Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Saavedra apresenta a palestra ‘A Embrapa Agroindústria Tropical e seu Papel na Agregação de Valor’, e Elesbão fala sobre ‘Biodiversidade: Novos Produtos e Compostos Bioativos’.

O seminário integra as discussões e articulações mantidas entre o Sebrae, a Embrapa e instituições parceiras em Sergipe e Alagoas para a implementação de um projeto voltado ao desenvolvimento local associado a indústria da cachaça.

Denominada ‘Projeto Rota dos Engenhos’, a iniciativa está associada à Rede Sul de Municípios de Sergipe e tem a coordenação do Sebrae-SE e da Confraria da Cachaça, com o apoio da Embrapa, do Curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit)  e outros parceiros.

O principal objetivo do projeto é dar suporte ao desenvolvimento local por meio do resgate e valorização da indústria de produção de cachaça, associado ao agroturismo e gastronomia.

O foco do encontro está nos agentes de instituições governamentais, privadas e do terceiro setor ligadas ao turismo e desenvolvimento regional, além de professores e coordenadores de cursos de turismo, ciências agrárias, economia e gastronomia. Não há necessidade de inscrição prévia.

Os pesquisadores vão discutir como a Embrapa contribui para a agregação de valor de produtos agropecuários e da biodiversidade nos trópicos, e como o papel da pesquisa vai além do avanço do conhecimento.

“O objetivo principal é viabilizar o desenvolvimento tecnológico com impactos positivos no sistema produtivo agroindustrial. Dentro do universo agroindustrial, a Embrapa Agroindústria Tropical dedica-se prioritariamente a três principais focos de atuação: a valorização da biodiversidade brasileira, o desenvolvimento de insumos para pequenas e médias agroindústrias e a agroindústria de primeira transformação, que origina produtos semiacabados”, explica Elesbão.

SERVIÇO

O que: Seminário ‘O Papel da Embrapa na Agregação de Valor nos Trópicos’

Data: 2 de março (sexta) – 9h

Onde: Auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Av. Beira Mar, 3250, Aracaju)

Quem: Gustavo Adolfo Saavedra Pinto e Ricardo Elesbão Alves – Pesquisadores da Embrapa

Informações: tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br / 79 4009-1316

Da redação, com Embrapa Tabuleiros Costeiros

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: