Mulheres rurais comemoram o 8 de Março pelo RS

8 de marco mulheres rs
Foto: Divulgação/Fetag

As manifestações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), já começaram no Rio Grande do Sul. Pelo menos 60 mil pessoas devem participar, até o final do mês, de cerca de 40 eventos no estado, organizadas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag) e o conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Entre os temas em pauta, estão a decisão da ONU de declarar 2018 como o Ano Internacional da Mulher Rural; o lançamento da Marcha das Margaridas 2019; a importância da família e da agricultura; a falta de renda na propriedade decorrente das dificuldades enfrentadas nas lavouras de arroz, na produção de leite e na estiagem na Metade Sul; a violência contra a mulher; o resgate histórico da caminhada da mulher e os 30 anos da Constituição Federal; a Previdência Social e a luta para os rurais ficarem fora da reforma previdenciária; e a sindicalização da mulher.

A coordenadora estadual de mulheres da FETAG, Lérida Pivoto Pavanelo, lembra que o 8 de Março tem um significado especial para a história de lutas e conquistas da organização das mulheres no RS. A data, assinala, possibilita fazer uma reflexão sobre a importância do movimento sindical na vida das famílias que trabalham e vivem no meio rural.

“Mesmo com todos os problemas existentes, é necessário comemorar porque temos um sindicato forte, atuante e que faz a diferença na vida de nossa categoria de trabalhadores rurais. Temos certeza que a transformação fantástica ocorrida no meio rural se deu por conta da atuação dos nossos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, da Fetag e da Contag. Tudo isso é motivo para comemorar o papel que as mulheres desempenhos em suas propriedades a vida inteira”, ressalta Lérida.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: