André Nassar é contratado para presidência executiva da Abiove

andre nassar
Foto: Brasil;gov.br

O engenheiro agrônomo André Nassar assumiu a presidência executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O cargo foi ocupado até setembro de 2017 por Carlo Lovatelli. Desde então, o secretário-geral, Fabio Trigueirinho, vinha exercendo a função interinamente.

A Abiove tem 13 empresas associadas, que comercializam e processam soja para a fabricação de farelo proteico, óleo e biodiesel. O setor é um dos mais importantes da economia brasileira. Em 2018, o complexo soja deverá aportar ao País US$ 32,4 bilhões em exportações, um aumento de 2,3% em relação a 2017. O valor, a produção de 114,7 milhões de toneladas de soja e o processamento de 43 milhões de t são recordes, de acordo com estimativas da associação.

Nassar tem importante experiência no setor agrícola, em negociações comerciais e em temas de sustentabilidade. De 2015 a 2016, foi secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tendo chefiado a área econômica do Ministério, e presidiu o Conselho de Administração da Embrapa. O novo presidente executivo da Abiove foi diretor do ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais) e fundador da Agroicone, consultoria que sucedeu ao instituto.

Formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, André Nassar tem mestrado e doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP). Ele também foi pesquisador visitante na School of Foreign Services da Georgetown University (Washington, EUA).

Da redação, com Abiove

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: