DF: Frigorífico de peixe recebe registro do Serviço de Inspeção Federal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou o registro de instalação do Sistema de Inspeção Federal (SIF) para um frigorífico de peixe localizado na divisa do Distrito Federal com Goiás. A entrega foi feita pelo ministro Blairo Maggi nesta quarta-feira (14).
“Nós, do ministério, perseguimos o crescimento do agronegócio, a fim de que mais pessoas participem do setor e que os alimentos cheguem, de forma barata e confiável, à mesa dos brasileiros e nos mais de 150 países para os quais exportamos. Um produto garantido pela nossa marca SIF, por nossos fiscais federais e por todo nosso sistema de fiscalização”, disse o ministro.
A partir de agora, a empresa, que já abate, fileta e eviscera cerca de 400 toneladas por mês de pescados, como pintado, tambaqui e tilápia, poderá atender a mercados como os da Europa e dos Estados Unidos. Além da geração de empregos e mais renda, a obtenção do SIF permite alcançar toda a cadeia produtiva do peixe, como os setores de ração e de alevinos.
“O setor de pescado tem grande potencial de crescimento. Mas é preciso investir para ganhar o mercado mundial”, disse o ministro durante a entrega do registro. Maggi também destacou que é necessário reduzir os custos de produção do peixe para que uma maior parte da população tenha acesso a esse tipo de proteína.
Para o ministro, é importante incentivar a produção e o consumo por meio de preços atrativos para que o segmento amplie sua participação no mercado, como ocorreu com o frango e o suíno, tornando-se acessível a todas as camadas da população.
De acordo com Maggi, a cadeia produtiva se desenvolve num sistema integrado privado e por meio de cooperativas, “onde milhares de pequenos produtores podem produzir para chegar às gôndolas de supermercados de forma barata e também nos mercados internacionais”.
Da redação, com informações do Mapa