Exportações de bovinos vivos cresceram 1.640% em fevereiro

gado vivo embrapa
Foto: Ricardo Beltrame

As exportações de bovinos vivos tiveram crescimento expressivo em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2017. O aumento em valores foi de 1.640%, equivalente a US$ 48,79 milhões, e em volume, de 1.081,13% (19 mil toneladas).

Os dados são da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Turquia, com importações de US$ 41,12 milhões, foi o principal destino de bovinos vivos do Brasil em fevereiro.

Em uma única vez, o país embarcou mais de 25 mil bovinos vivos para o mercado turco, via Porto de Santos, no mês passado. A Turquia é um dos países mais exigentes em relação à sanidade e ao bem-estar animal.

Segundo a Associação Brasileira de Exportadores de Gado (ABEG), o aumento das vendas externas comprova a qualidade do produto brasileiro e o enorme potencial do país para crescer ainda mais nesse mercado.

Superintendente nacional da ABEG, Gil Reis destaca que esse desempenho mostra também que o setor cumpre as exigências do Mapa e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em relação à sanidade e ao bem-estar, requisitos cada vez mais exigidos pelos importadores.

Mercados

A projeção da ABEG é que o Brasil supere em 2018 as exportações de 390 mil cabeças de bovinos vivos de 2017. Hoje, os principais importadores são Turquia, o Iraque e o Líbano, e a expectativa é de ampliação de mercados.

Recentemente, o governo de Myanmar anunciou a abertura daquele mercado para o gado vivo brasileiro. O Brasil poderá exportar até 20 mil cabeças de bovinos vivos por ano ao país asiático, segundo o setor produtivo.

Com o aquecimento da demanda mundial por gado vivo, analistas avaliam que o país deve ampliar sua participação nesse mercado nos próximos três anos. Para eles, o Brasil pode se tornar o maior exportador global, com embarques acima de 1 milhão de cabeças/ano.

Atualmente, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o país é o quinto maior exportador mundial. O líder do setor é o México, aparecendo em seguida União Europeia, Austrália e Canadá.

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: