Água e espiritualidade serão debatidas em painel do 8º Fórum Mundial

agua mao ebc
Foto: EBC

Líderes e sacerdotes de diferentes matrizes religiosas levarão uma visão de suas crenças e saberes ao 8º Fórum Mundial da Água, que começou nesse domingo (18) e segue até sexta-feira (23), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Budismo, cristianismo, espiritismo, islamismo, judaísmo, tradições indígenas e africanas estarão representados no painel Água e Espiritualidade: o Encontro do Sagrado com a Vida, na quarta-feira (22), Dia Mundial da Água.

Das 14h30 às 18 horas, no Auditório Planalto, os convidados promoverão debate mediado pela colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg.

Os temas trabalhados serão: água, sagrado, vida, espiritualidade compartilhada com o elemento água, respeito entre as crenças religiosas e visão holística da água.

“A ideia é mostrarmos a água como símbolo da origem da vida, da união e do respeito e que deve ser compartilhada entre todos”, resume a chefe da Assessoria Internacional da Governadoria do DF, Renata Zuquim.

Os participantes também apresentarão rituais — que podem ser, por exemplo, orações, danças, vídeos, falas ou fotos — das diversas vertentes e farão um ritual coletivo de purificação dos recursos hídricos.

Haverá ainda um momento de interação com o público. Ao final, eles assinarão uma declaração de compromisso com o compartilhamento da água.

Vila Cidadã tem atrações gratuitas

Desde sábado (17), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã, espaço do fórum aberto à população no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Das 9h às 21h, os visitantes verão atrações como a instalação Estação Antártica, que reproduz o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.

Para ter acesso à vila, basta se credenciar no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Adasa-DF — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Da redação, com Agência Brasília

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: