Projeto de assistência técnica beneficia mais de 5,3 mil agricultores familiares
Extensionistas da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participam de curso de formação para atuar no projeto Dom Helder Câmara. A capacitação é resultado de parceria entre a Ematerce e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e possibilitará o atendimento de 5.344 agricultores familiares, assentados, quilombolas e indígenas.
O curso começou nessa segunda (19) e vai até sexta (23), no Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Cetrex), na cidade cearense de Cauaia. Oitenta e seis técnicos que atuam nos 80 municípios do Semiárido do Ceará estão na capacitação.
Segundo o gerente de Gestão de Ater e Formação da Anater, Vilmar Matter, o objetivo do curso é preparar os técnicos para executar os projetos da Anater, baseado no desenvolvimento comunitário, com geração de conhecimento dentro da própria comunidade.
As ações do projeto buscam a integração econômica e social e apoio à capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, com incentivo para instalação de unidades produtivas.
O projeto Dom Helder Câmara é voltado ao combate da pobreza na área rural e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no Semiárido.