RS: Veterinários apoiam fim de exigência de atestado na emissão de guia de trânsito animal para equídeos

 

cavalos arreios
Foto: Dalízia Montenário de Aguiar/Embrapa

O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) considera positiva a medida da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) que dispensa a apresentação de atestado de sanidade equina para a obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA). Instrução Normativa de março deste ano determina que, a partir de 26 de agosto deste ano, entra em vigor a obrigatoriedade de vacinação contra Influenza Equina para a movimentação de equídeos com idade superior a seis meses para eventos com aglomeração de animais.

Conforme o diretor do Simvet/RS, João Júnior, a entrega do atestado de sanidade traz alguns problemas, já que nem sempre o médico veterinário tem condições de examinar todos os animais ou estar presente diariamente na propriedade para ter certeza que nos 30 dias que antecedem o atestado nenhum animal apresentou sintomas de doença infecto-contagiosa.

“Alertamos, no entanto, que a secretaria exige uma dose de vacina com carência de 21 dias para entrega do GTA aos animais que estiverem sendo imunizados pela primeira vez (primovacinados), o que não é a forma técnica mais adequada”, observa.

Júnior destaca que a maneira mais correta para iniciar a imunização de um animal com vacinas mortas, como é o caso da vacina da Influenza Equina, é usar duas doses com intervalo de 21 a 30 dias, e a partir da segunda dose, uma carência de 15 dias. “Desta forma, o animal estará imunizado, lembrando que fica à critério do médico veterinário fazer outras vacinas e estipular um calendário adequado para o seu cliente”, afirma.

Conforme a Instrução Normativa 03/2018 da Seapi, a vacinação de Influenza Equina terá prazo de validade de um ano a partir da data de sua aplicação para fins de movimentação do animal. Para a emissão do GTA nesse caso bastará apresentar cópia do atestado de vacinação desde que seja autenticada em cartório ou pelo serviço veterinário oficial, ou seja, as inspetorias e escritórios de Defesa Agropecuária.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: