Em reunião na Casa Civil, Fetag/RS cobra renegociação de dívidas de agricultores familiares

“Se tem dinheiro para o Funrural dos grandes, tem que ter para os pequenos. Não aceitaremos que o grande [produtor] seja beneficiado e nós prejudicados”, diz o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva. Nesta semana, ele participou de audiência com o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, em Brasília, para pedir o cumprimento da Lei 13.606. A lei, que trata da renegociação de dívidas agrícolas, entre elas as do Funrural, dá direito aos produtores de obter desconto entre 40% a 80% para liquidar as parcelas de operações de crédito rural.

Na audiência, que também teve a participação do vice-presidente da Contag, Alberto Broch, a Fetag manifestou a apreensão dos agricultores familiares em relação ao Plano Safra, juros, seguro agrícola, compras governamentais e garantia de preços.

As lideranças solicitaram ainda a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de reforçar o pedido para desburocratizar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Na questão do INSS Digital, eles querem que seja dada autorização aos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para que possam realizar a Certificação Digital sem a necessidade de um advogado. Também reclamaram da demora para agendar atendimento no INSS, pois o tempo de espera é muito grande – uma perícia pode levar mais de 10 meses.

Na avaliação de Carlos Joel, a reunião, realizada nessa quinta-feira (17), foi positiva porque ficaram agendadas novas discussões.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: