Estudo da Imaflora mostra queda na emissão de GEE em fazendas da Minerva Foods

Foto: Breno Lobato/Embrapa

Do Broadcast

Estudo de uma parceira pioneira no setor pecuário, entre a Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul, e a o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), organização não governamental brasileira, mostra redução na emissão de gases de efeito estufa (GEE) na produção de carne bovina, em comparação com a taxa média mundial.

Os resultados iniciais constataram que fazendas parceiras da companhia já emitem 44% menos gases de efeito estufa (GEE) em comparação com a taxa média mundial para emissões na produção de carne bovina, estimada em 19,9 tCO2e/ por tonelada de carne produzida.

Os primeiros relatórios sobre o estudo foram divulgados na Conferência Mundial do Clima (COP 26), no sábado (6), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Glasgow, na Escócia. O novo programa do Imaflora para a medição de balanço de carbono em fazendas na América do Sul é chamado de Carbon On Track.

A Minerva selecionou 25 fazendas fornecedoras no Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai para participarem do projeto-piloto, totalizando mais de 232 mil cabeças de gado e 185 mil hectares de pastagem computados, que cobriram cinco biomas diferentes: Amazônia, Pantanal, Cerrado, Pampas e Chaco, informa a companhia em comunicado.

O Carbon On Track é o primeiro projeto de balanço de carbono que reunirá dados primários, que poderão ser acessados por meio de uma plataforma digital de comunicação, que facilitará o acesso à informação garantindo ainda mais transparência a toda a análise. Os cálculos para composição dos balanços foram realizados a partir da utilização de metodologias reconhecidas mundialmente e diretrizes propostas pelo IPCC 2019, compatível com a metodologia GHG Protocol. O objetivo é demonstrar que a implementação de boas práticas agrícolas pode reduzir efetivamente as emissões de GEE na atmosfera.

Os relatórios serão disponibilizados na plataforma digital, onde estarão divididos por painéis setoriais, que apresentarão os dados e informações coletadas, reforçando as iniciativas que estão sendo trabalhadas no setor. Para as empresas parceiras, serão construídos painéis personalizados de controle, que vão armazenar os resultados dos balanços realizados, além de informações sobre o monitoramento de fornecedores, histórico de atuação ambiental, projetos de restauração florestal e iniciativas para promoção da pecuária de baixo carbono.

“O Carbon on Track está alinhado aos esforços da Minerva Foods para implementar ações que envolvam a cadeia em uma pecuária mais sustentável e de baixo carbono. O programa irá mensurar, monitorar e comunicar os avanços que estão sendo realizados pela Companhia no setor. Este trabalho é essencial para aumento da confiança, credibilidade e consolidação das iniciativas realizadas em nosso segmento de atuação”, destacou na nota o diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods, Taciano Custódio.

“A pecuária tem papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa, como o metano, que contribuem para o aquecimento global. Existem diversas formas de promoção de uma pecuária mais sustentável, como a intensificação, a integração com lavouras e florestas, o melhor manejo do solo e a utilização de fertilizantes naturais”, afirmou Isabel Garcia-Drigo, gerente de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora.

A perspectiva é de que, futuramente, o Carbon On Track possibilite ainda a certificação de projetos com foco na geração de crédito de carbono. “Apresentar os benefícios ambientais, sociais e econômicos relacionados às boas práticas de forma clara, torna ainda mais tangível o conceito de pecuária sustentável e fomenta as ações com foco na redução de emissões por parte de empresas e pecuaristas”, ressaltou Custódio.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: