Prefeitos da Metade Sul gaúcha pedem apoio federal para enfrentar estiagem

afonso hamm prefeitos metade sul
Foto: Divulgação

Uma comitiva de prefeitos e lideranças da Metade Sul do Rio Grande do Sul, acompanhada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP), esteve reunida, nesta quinta-feira (22), em Brasília, com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tratar dos prejuízos causados pela estiagem aos municípios da região.

Com a decretação de situação de emergência, os representantes de 16 municípios pediram a liberação de recursos para destinar cestas básicas às famílias que estão com as lavouras comprometidas e para locação e abastecimento de carros pipas para distribuição de água para consumo humano.

No encontro, os prefeitos também trataram da retomada da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, e da perfuração de novos açudes e poços artesianos para amenizar os problemas da falta de chuva na região.

Um dos representantes da Metade Sul na Câmara Federal, Afonso Hamm destacou que o ministro sinalizou positivamente aos pedidos. “Obtivemos o apoio da Casa Civil para articular junto ao Ministério do Planejamento a liberação de recursos para assistir às famílias necessitadas. Num segundo momento serão atendidos os animais e adotadas medidas de prevenção.”

Prioridades às emendas parlamentares

De acordo com Afonso Hamm, o ministro-chefe da Casa Civil confirmou que fará gestão junto ao Planejamento para garantir que os valores sejam disponibilizados. Padilha afirmou ainda que as emendas parlamentares destinadas para os municípios que enfrentam a seca terão prioridade na liberação.

O grupo, que na quarta-feira esteve em audiência nos ministérios da Integração, da Agricultura e da Defesa Civil Nacional, também levou a situação ao conhecimento do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que na próxima semana deslocara uma equipe técnica à região para verificar a situação.

Participaram das reuniões em Brasília prefeitos dos municípios de Aceguá, Arroio Grande, Bagé, Canguçu, Cerrito, Capão do Leão, Candiota, Hulha Negra, Herval, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, Turuçu, Cristal, São Jerônimo e Morro Redondo.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: