No Dia Mundial da Água, fórum debate gestão participativa dos recursos hídricos

vila cidada
Foto: Divulgação/Fórum Mundial da Água

A Vila Cidadã, espaço gratuito do 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, receberá na Arena, a partir das 9h desta quinta-feira (22), a Roda de Conversa “Gestão Participativa das Águas – o papel dos Organismos das Águas”. A evolução da participação popular na administração e o papel dos organismos de bacias serão motes do diálogo.

Em seguida, às 11h, “Água Gestão Comunitária” focará o papel das comunidades no desenvolvimento regional, sua responsabilidade na gestão das águas e a contribuição para o pleno exercício dos direitos humanos.

Ainda sobre comunidades, além de lutar para a preservação de sua cultura, as populações tradicionais são referências em como cuidar do meio ambiente. O tema será abordado às 15h, na Roda de Conversa ‘Populações tradicionais como guardiões da água”.

A última Roda de Conversa, “Água na mídia”, será realizada às 16h30. A jornalista Sônia Bridi mediará o diálogo sobre como as mídias podem trabalhar o tema água, seja na dramaturgia ou nos noticiários.

Centro de Convenções

 No Centro de Convenções, o Fórum Cidadão também terá sessões. A partir das 9h, a sessão “Mulheres: Perspectivas e desafios” refletirá acerca do papel das mulheres como um dos grandes grupos da Agenda 21, que possuem funções distintas e complementares quanto ao uso sustentável e igualitário e à gestão dos recursos hídricos.

Às 11h, a sessão “Do Conflito à Sustentabilidade: casos que transformaram problemas socioambientais vinculados à água em exemplos de gestão ambiental” apresentará casos de crises ambientais para identificar e construir processos sociais de situações de conflito.

No período da tarde, às 14h30, “Abastecimento público ou privado: barreiras e desafios para tornar realidade os direitos humanos à água e ao saneamento” pretende refletir sobre como se pode garantir que os incentivos econômicos de entidades públicas ou privadas estejam alinhados com os objetivos e interesses sociais.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: