Morre no RS, aos 60 anos, o jornalista Luís Milman

luis milman oculos
Luis Milman, jornalista, escritor e professor – Facebook pessoal

Morreu neste domingo (30), em Porto Alegre, aos 60 anos, vitima de infarto, o jornalista, professor e escritor Luís Milman. Um dos mais talentosos repórteres de sua geração, Milman era um obstinado por grandes apurações jornalísticas relacionadas a denúncias sobre injustiças sociais e desrespeito aos direitos humanos, além de malfeitos e corrupção no poder público, notadamente nas corporações policiais, no Ministério Público e no Judiciário.

Luís Milman foi repórter da Folha da Manhã – jornal que marcou época na imprensa gaúcha –, Zero Hora e contribuiu para publicações como Veja, IstoÉ, O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense e revista Shalom. Em Zero Hora, fez parte da editoria de polícia na década de 1980. Sob o comando do jornalista Wanderley Soares, a editoria de polícia de ZH mudou a cobertura do setor, abrindo espaço para denúncias de torturas e corrupção e narrativas mais humanizados, confrontando sempre a versão policial e abandonando a linguagem policialesca dos boletins de ocorrência.

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Milman foi professor da PUC-RS, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor de Jornalismo e Filosofia na Ufrgs.

O jornalista, que já estava aposentado, também participou do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e foi ativista da luta antissemitismo.

Milman será sepultado na quarta-feira (3). Isto porque, segundo as leis judaicas, os membros da comunidade não podem ser sepultados em dias festivos, o que é o caso do momento.

O velório e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Centro Israelita, na Rua Vicente da Fontoura, em Porto Alegre.

Ele deixa mulher, também jornalista, e dois filhos.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta