Governo elimina imposto de importação de 10 inseticidas

blairomaggi-carlossilva-mapa.jpg26
Maggi: medida reduz custo de produção e aumenta oferta dos produtos – Carlos Silva/Mapa

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto de importação de 10 ingredientes ativos usados nos cultivos de soja, milho, arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo. O pedido para eliminar o imposto foi apresentado ao Gecex pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os ingredientes ativos cujo imposto de importação caiu de 8% para 0% são os seguintes: bendiocarbe,  bifentrina,  clorfenapir,  ciflutrina, deltametrina,  etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina,  malathion, pirimfós-metila ou propoxur. Eles representam cerca de 60% dos inseticidas usados na agricultura brasileira.

Segundo o ministro Blairo Maggi (Agricultura), a medida visa reduzir os custos de produção agrícola, aumentar a renda do produtor e ampliar a oferta alimentos para os   consumidores brasileiros e estrangeiros.

O Gecex aprovou a eliminação do imposto para os 10 ingredientes ativos em reunião nessa terça-feira (25). O pedido foi apresentado pelo Mapa em caráter de urgência.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Governo elimina imposto de importação de 10 inseticidas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: