Governo elimina imposto de importação de 10 inseticidas

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto de importação de 10 ingredientes ativos usados nos cultivos de soja, milho, arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo. O pedido para eliminar o imposto foi apresentado ao Gecex pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os ingredientes ativos cujo imposto de importação caiu de 8% para 0% são os seguintes: bendiocarbe, bifentrina, clorfenapir, ciflutrina, deltametrina, etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina, malathion, pirimfós-metila ou propoxur. Eles representam cerca de 60% dos inseticidas usados na agricultura brasileira.
Segundo o ministro Blairo Maggi (Agricultura), a medida visa reduzir os custos de produção agrícola, aumentar a renda do produtor e ampliar a oferta alimentos para os consumidores brasileiros e estrangeiros.
O Gecex aprovou a eliminação do imposto para os 10 ingredientes ativos em reunião nessa terça-feira (25). O pedido foi apresentado pelo Mapa em caráter de urgência.
Pingback:Governo zera imposto de inseticidas – Language Learning Spot