Agroconsult eleva safra de soja do país para 118,9 mi t com clima favorável

Da Reuters

Os produtores brasileiros colherão um recorde de 118,9 milhões de toneladas de soja na safra 2017/18, com o clima favorável na maior parte das regiões impulsionando a produtividade em estados importantes, previu a Agroconsult nesta terça-feira (27).

Na previsão anterior, antes da conclusão da expedição técnica Rally da Safra, a Agroconsult estimava 117,5 milhões de toneladas. O resultado de agora representa um aumento de quase 4% na comparação com a histórica safra passada.

A Agroconsult informou que a produtividade de Mato Grosso deve alcançar uma média de 56,7 sacas de 60 kg por hectare, ante 55,5 sacas na temporada anterior, apesar das chuvas durante a colheita no maior produtor de grãos do Brasil.

“Se o tempo fosse tão perfeito quanto no ano passado, a safra de soja do Brasil teria ultrapassado os 120 milhões de toneladas”, disse André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult, durante evento para apresentar os resultados do Rally organizado pela empresa, que começou em janeiro e terminou na semana passada.

Enquanto o tempo em certas partes do Brasil impulsionou o rendimento, a seca no Sul do país reduziu a produtividade em estados como o Rio Grande do Sul, disse Pessôa.

No início da temporada, havia preocupações com o fenômeno climático La Niña, assinalou o analista, acrescentando que as inquietações relacionadas ao clima se atenuaram no decorrer da safra.

“Esse cenário apontava que a safra seria menor, mas eventualmente a produção e os rendimentos superaram as nossas expectativas.”

O Brasil, maior exportador de soja do mundo, produziu um recorde de 114,6 milhões de toneladas na safra passada, de acordo com as estimativas da Agroconsult.

O rendimento médio do país subiu para uma estimativa de 56,5 sacas por hectare neste ano, ante 55,8 hectares na colheita passada, observa Pessôa.

O tour da Agroconsult passou por 13 dos maiores estados produtores de grãos brasileiros, correspondendo a 95% da área da soja e 75% da área do milho, informa a empresa.

Outra edição da expedição, focando a segunda safra do milho, começará em maio e terminará em junho.

 

Foto: Alvadi Antonio Balbinot Junior/Embrapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: