Dilceu Sperafico vai presidir Comissão de Agricultura da Câmara Federal neste ano

A instalação das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, que estava prevista para hoje (27), foi adiada para a próxima terça-feira (3/4), em reuniões marcadas para as 12h e para as 14h. O deputado Dilceu Sperafico (PP/PR) foi indicado para a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e será eleito na próxima semana.

Em seu sexto mandato, Sperafico sempre teve forte identificação com o setor rural. Por isso, a indicação do parlamentar paranaense é interpretada por analistas políticos como um reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve em defesa da cadeia produtiva agropecuária.

Analistas políticos atribuem o adiamento da instalação das comissões permanentes à janela para troca de partidos, que vai até 7 de abril. Segundo eles, algumas siglas podem oferecer o comando dos colegiados a deputados que estejam inclinados a mudar de partido.

CCJ

A escolha das comissões permanentes é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária. Ou seja, o tamanho de cada bloco partidário na Casa define quem escolhe primeiro e quantas comissões cada um terá e, de acordo com esse critério, coube ao MDB a escolha da presidência da CCJ.

O deputado Daniel Vilela, de Goiás, foi indicado pelo MDB para ocupar a presidência da CCJ.

A CCJ é primeira comissão a ser escolhida pelos partidos, já que é considerada a mais importante, pois tem a prerrogativa de analisar a constitucionalidade e a admissibilidade de todas as propostas, independentemente de seu tema.

Já o deputado Renato Molling (PP-RS) foi indicado para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, até as 10 horas desta terça-feira, apenas três partidos ainda não haviam feito das indicações. O PSD deve escolher nomes para duas comissões; já PCdoB e DEM vão sugerir os presidentes de um colegiado cada.

Da redação, com informações da Agência Câmara  Notícias

 

Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta