Publicada no Diário Oficial lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas

O Diário Oficial da União desta terça-feira (27) publica a Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e os conselhos regionais dos técnicos agrícolas e dos técnicos industriais. A nova lei põe fim a uma luta de mais de 30 anos dos técnicos agrícolas pela criação de um conselho federal exclusivo para a categoria.

O texto sancionado pelo presidente Michel Temer é resultado de projeto aprovado pelo Congresso Nacional e de uma ampla mobilização das lideranças das duas categorias. Os conselhos federais e regionais têm como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional das respectivas categorias.

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), em articulação com as federações, os sindicatos e as associações dos profissionais, coordenará o primeiro processo eleitoral para a criação dos dois conselhos federais. A eleição e a posse das diretorias devem ocorrer em até seis meses, e as duas autarquias terão sede em Brasília.

O mandato dos membros de cada um dos dois conselhos federais terá duração de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição. O plenário de cada conselho poderá ter até 27 conselheiros, além dos integrantes de suas respectivas diretorias executivas.

Autarquias com autonomia administrativa e financeira e estrutura federativa, os dois conselhos serão mantidos com recursos das próprias categorias. A lei estabelece ainda como ocorrerá o processo de desvinculação das duas categorias do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAS).

fenata perondi
Diretores da Fenata com Darcísio Perrondi (de gravata vinho) – Foto/Divulgação/Fenata

Comemoração pelo país

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), Mário Limberger, a sanção da lei pelo presidente Temer “liberta definitivamente a profissão do Confea e dos CREAS”.

Mário Limberger também ressaltou o empenho de deputados e senadores pela aprovação e sanção da lei. Entre eles, o deputado federal Darcísio Perondi (MDB|/RS), que se reuniu com Temer para reforçar o pedido de sanção da lei.

Técnicos agrícolas de todo o país comemoraram a decisão pelas redes sociais e por aplicativos de mensagens.  “O momento é de muito alegre para todos os técnicos agrícolas do Brasil”, resumiu Valdecir Aparecido Vasconcelos, um dos vice-presidentes da Fenata e um dos dirigentes da Associação dos Técnicos Agrícolas de São Paulo (Ataesp).

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: