Brasil é autorizado a exportar colágeno bovino para a África do Sul

bovino 8 4
Foto: Manuela Bergamim

A África do Sul vai se somar aos mais de 30 países para os quais o Brasil exporta colágeno bovino para consumo humano. Nesta semana, o Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca da África do Sul anunciou a aprovação do Cerificado Sanitário Internacional (CSI) que permite a importação de colágeno de gado brasileiro destinado aos consumidores daquele país.

A informação é do adido agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na Embaixada brasileira em Pretória, Jesulindo Nery de Souza Junior. Segundo ele, o Brasil é um dos principais fornecedores mundiais de colágeno, com produção de 4,8 mil toneladas em 2016.

Maior produtor mundial de colágeno, a União Europeia, produz mais de 40 mil toneladas. O mercado global foi estimado, em 2016, em US$ 3,71 bilhões, devendo alcançar US$ 6,63 bilhões até 2025.

Proteína e gel

O colágeno tem teor de proteína acima de 98%. Além de propriedades nutricionais e de ser antialérgico, o produto é usado para formação de gel e estabilização de gordura, conforme o Mapa.

O colágeno pode ser usado como matéria-prima para a fabricação de produtos como remédios e cosméticos, mas também é utilizado na indústria alimentícia, principalmente na produção de embutidos.

O produto pode ser obtido de diversas espécies animais (bovinos, suínos, peixes). No Brasil, a maior parte do colágeno é proveniente dos subprodutos da indústria de carne, por causa da elevada produção.

Da redação, com o Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: