Sustentabilidade da soja no Matopiba é tema de seminário no Tocantins

soja plantacao secom governo de tocantis
Zezinha Carvalho/Secom/Gov.Tocantins

A Associação dos Produtores de Soja de Tocantins, a Aprosoja Brasil e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) promovem nesta segunda-feira (15), em Palmas, o seminário Soja Responsável – Produzindo com Sustentabilidade. O encontro ocorrerá a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

O objetivo do seminário é discutir a sustentabilidade da produção de soja no TO e nos demais estados da região do Matopiba (Maranhão, Piauí e Bahia) através da análise de dados já divulgados pela Embrapa que comprovam o compromisso dos sojicultores com a preservação do bioma Cerrado, informa, em nota, a Aprosoja Brasil.

O seminário ocorre em meio ao anúncio da multinacional Cargill de investir US$ 30 milhões para fins de preservação do bioma cerrado, visando evitar o desflorestamento da região. Em comunicado divulgado na quinta-feira (11), a Aprosoja diz não encontrar motivos que justifiquem a intenção da Cargill.  Leia aqui a nota.

Um dos palestrantes do encontro é o supervisor do Grupo de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti Amaral Castro. Ele vai apresentar dados sobre os aspectos socioeconômicos e ambientais da produção agrícola no Brasil, especialmente no bioma cerrado e na fronteira agrícola do Matopiba.

Os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina, estão entre as autoridades convidadas para o seminário.

Também participam do encontro o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, e o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, além de produtores rurais do Maranhão, Piauí, Tocantins, da Bahia, de Goiás e de Mato Grosso e de parlamentares e outras autoridades.

Da redação, com Aprosoja Brasil

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: