Anater inicia programa de apoio à gestão da agricultura familiar

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Foto: Divulgação/Anater

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) começou a executar o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Mais Gestão, que prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da administração de empreendimentos da agricultura familiar, com foco no mercado.

O Mais Gestão é uma estratégia da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de ATER (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

De acordo com o diretor da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Sead, Rodrigo Venturini, o Mais Gestão é a política de assistência técnica da Sead voltada a empreendimentos coletivos da agricultura familiar, com foco na inserção nos mercados públicos e convencionais.  “Através dele, temos conseguido inserir diversos produtos qualificados nesses mercados”, completa.

A Anater é parceria da Sead para efetivar as ações do programa, inicialmente firmando parceria com entidades públicas prestadoras de Ater, através de Instrumento Específico de Parceria. Os primeiros contratos foram feitos com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

“O Mais Gestão se configura como oportunidade para o aprimoramento gerencial de organizações econômicas da agricultura familiar, como associações e cooperativas, e sua inserção no mercado. Com objetivo de ampliar a oferta de assistência técnica, a próxima etapa será efetivada através de chamadas públicas, e todas as entidades credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA) poderão participar do processo”, explica o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim.

Neste ano, a meta é atender 1032 empreendimentos através do programa. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados.

De acordo com o presidente da Anater, o programa abrange as áreas de comercialização e marketing, finanças e custos, ambiental, gestão de pessoas, gestão do quadro social, e produção e processos agroindustriais.

Parceria

No Rio Grande do Sul, o Mais Gestão é realizado em parceria com a Emater-RS, beneficiando 124 empreendimentos, visando contribuir para o fortalecimento econômico e social e para a geração de renda.

“O agricultor produz alimentos de alta qualidade, mas o mercado precisa de regularidade e garantia de entrega e as cooperativas são importantes para organizar a produção e comercialização. E a Emater possui profissionais qualificados para auxiliar na organização e gestão das cooperativas”, destaca o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Em Santa Catarina, o programa é realizado em parceria com a Epagri, e integra 39 empreendimentos familiares, sendo estes cooperativas e associações que vêm sendo assessoradas pela Epagri nas áreas de gestão, mercado e produção para qualificar suas ações com foco ao acesso as variadas alternativas de mercado.

“O Mais Gestão é um programa muito importante para dar subsídio e apoio às cooperativas do Estado. Representa também uma continuidade ao Programa SC Rural, uma iniciativa do Governo de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial (BIRD), desenvolvida entre 2010 e 2017, que investiu US$ 189 milhões em capacitação e profissionalização do agricultor familiar catarinense”, destaca Luiz Hessmann, presidente da Epagri.

As ações em SC iniciam com a formação dos agentes de Ater envolvidos no programa, com curso previsto para ser realizado em Chapecó/SC, no período de 23 a 27 de abril.

Da redação, com Anater

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