Associações divulgam manifesto em apoio à aprovação da lei do alimento mais seguro

Entidades do setor produtivo rural entregaram aos deputados federais, em Brasília, um manifesto pedindo a aprovação do projeto de lei que busca modernizar o sistema de registro dos defensivos fitossanitários utilizados na agricultura. A proposta, de autoria do deputado Covatti Filho (PP-RS), objetiva atualizar a legislação atual (Lei 7.802), em vigor desde 1989, que não mais atende as necessidades do setor agrícola.
O manifesto foi entregue aos deputados federais Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e ao relator do projeto, Luiz Nishimori (PR-PR), que fará a leitura do seu parecer no dia 8 de maio na Comissão Especial da Câmara que Analisa a Regulação do Setor de Defensivos Fitossanitários.
A entrega do manifesto foi feita por representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O documento tem como signatária também a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Participaram da entrega, nessa quarta-feira (25), o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e o diretor jurídico da Abrapa, Paulo César de Campos Amaral. De acordo com Fabrício Rosa, a lei que trata dos defensivos agrícolas no Brasil foi criada em 1989, ou seja, tem quase 30 anos e, nesse período, sofreu poucas atualizações.
“O texto não acompanhou a evolução da agricultura. Ainda na década de 1960, o Brasil era importador de alimentos. Atualmente, é o segundo maior exportador de alimentos do mundo, podendo chegar ao primeiro lugar. Enquanto a área utilizada para plantio cresceu 36% ao longo do tempo, a produção da agricultura brasileira aumentou em 268% e a produtividade, 169%”, afirmou.
Também nesta quarta-feira foi lançada a campanha “Lei do Alimento Mais Seguro”, que tem o objetivo de esclarecer a população sobre os mitos e as verdades em torno do uso de defensivos agrícolas nas lavouras e incentivar a aprovação da Lei do Alimento Mais Seguro pelo Congresso Nacional.