25ª Agrishow é aberta em Ribeirão Preto

AGRISHOW ABERTURA
 Divulgação Agrishow/Oficio da Imagem

A Agrishow 2018 – 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira (30), com expectativas otimistas para o agronegócio. Na abertura do evento, o presidente da Agrishow, Francisco Matturro, enfatizou que não é o momento de divisão, mas de somar forças, pois o homem do campo depende do morador da cidade e este também depende do setor rural.

O presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, lembrou que, pela primeira vez, a feira mais importante do agronegócio da América Latina teve a presença de um ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.

“Isso demonstra o interesse dele em conhecer com mais profundidade o agronegócio”, disse Marchesan, citando que o Brasil tem que ajudar a alimentar cerca de 1,3 bilhão de pessoas.

Marchesan enfatizou ainda que, em 2017, em plena crise econômica no país, o agronegócio foi o único setor a crescer 13%. “É preciso voltar a acreditar no país, focar na abundância e não na escassez”, emendou ele.

O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, ressaltou que o Brasil participará de um evento, no final de maio, na França, onde informará aos outros países que está 100% livre da febre aftosa no rebanho bovino.

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, comentou que trouxe duas mensagens importantes ao setor do agronegócio. A primeira, de confiança, com o Brasil superando a sua crise econômica. E a segunda, de alerta, de previsibilidade para melhorar o ambiente de negócios no país. Segundo ele, também será preciso continuar o processo de reformas iniciadas pelo governo federal. E, ao encerrar a sua fala, como cidadão, fez um agradecimento ao setor do agronegócio, pela sua importância para o país.

A solenidade de abertura contou ainda com a participação do governador de São Paulo, Márcio França, que parabenizou o setor do agronegócio pela superação de desafios.

A Agrishow 2018 é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira.

Coordenador da APTA é homenageado

Durante a abertura da Agrisho, houve uma homenagem ao especial ao coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro. Todos os anos, uma homenagem é prestada a uma personalidade ou ação que tenha prestado contribuições relevantes ao agronegócio brasileiro. Já foram homenageados Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Reinhold Stephanes, João de Almeida Sampaio, Allyson Paulinelli e Roberto Rodrigues.

O homenageado deste ano é formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), turma de 1977. Já no ano seguinte, ingressou como pesquisador no Instituto Agronômico (IAC) na área de conservação de solo, atuando em sistemas de manejo do solo e plantio direto.

Ele já publicou 71 trabalhos científicos no Brasil e no exterior, tendo participado de 19 congressos nacionais e internacionais. O coordenador da APTA participa desde a primeira edição da Agrishow e, durante todos esses anos, trabalhou, juntamente com outros pesquisadores, da consolidação do evento.

MAIS INFORMAÇÕES

Agrishow 2018 – 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 30 de abril a 4 de maio de 2018

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: