Acordo Mercosul-UE: Câmara debaterá compensações para o agro

jeronimo goergen vinicius loures 7 7 19
Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

Da redação/AGROemDIA

A Comissão de Agricultura da Câmara Federal aprovou requerimento do deputado Gerônimo Goergen (Progressistas-RS) para realização de audiência pública sobre o impacto do Acordo Mercosul-União Europeia no agronegócio brasileiro e as possíveis formas de compensação para as cadeias produtivas que podem ter mais dificuldades no mercado com a assinatura do tratado, como as de leite, cebola, olivicultura, vinhos, arroz e trigo.

O requerimento foi aprovado na quarta-feira (3). Jerônimo Goergen adiantou ao AGROemDIA que pretende que a data da audiência seja marcada nesta semana pela Comissão de Agricultura.  “A ideia é conhecermos o acordo mais detalhadamente e debater quais compensações o governo poderá aos setores como os de leite, vinho, arroz, trigo, cebola, olivicultura e outros.”

Jerônimo Goergen entende que o governo precisa assegurar competitividade ao agro brasileiro diante da concorrência europeia. Ao contrário do Brasil, os produtores dos países da UE recebem subsídios e outros tipos de apoio, o que acaba causando desequilíbrios no mercado.

“Também vamos cobrar do governo a forma como serão compensados os empresários brasileiros por estar sendo cobrado tributo na exportação”, ressaltou Jerônimo Goergen.

O parlamentar gaúcho sugeriu que a Comissão de Agricultura convide para audiência representantes dos ministérios da Economia, da Agricultura e das Relações Exteriores.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: