Acordo Mercosul-UE: Câmara debaterá compensações para o agro

Da redação/AGROemDIA
A Comissão de Agricultura da Câmara Federal aprovou requerimento do deputado Gerônimo Goergen (Progressistas-RS) para realização de audiência pública sobre o impacto do Acordo Mercosul-União Europeia no agronegócio brasileiro e as possíveis formas de compensação para as cadeias produtivas que podem ter mais dificuldades no mercado com a assinatura do tratado, como as de leite, cebola, olivicultura, vinhos, arroz e trigo.
O requerimento foi aprovado na quarta-feira (3). Jerônimo Goergen adiantou ao AGROemDIA que pretende que a data da audiência seja marcada nesta semana pela Comissão de Agricultura. “A ideia é conhecermos o acordo mais detalhadamente e debater quais compensações o governo poderá aos setores como os de leite, vinho, arroz, trigo, cebola, olivicultura e outros.”
Jerônimo Goergen entende que o governo precisa assegurar competitividade ao agro brasileiro diante da concorrência europeia. Ao contrário do Brasil, os produtores dos países da UE recebem subsídios e outros tipos de apoio, o que acaba causando desequilíbrios no mercado.
“Também vamos cobrar do governo a forma como serão compensados os empresários brasileiros por estar sendo cobrado tributo na exportação”, ressaltou Jerônimo Goergen.
O parlamentar gaúcho sugeriu que a Comissão de Agricultura convide para audiência representantes dos ministérios da Economia, da Agricultura e das Relações Exteriores.